
Compostos NBOME
A classe NBOMe ganhou proeminência recentemente no mercado das drogas, sendo a mais recente numa série de designer drugs (drogas sintéticas).
Contudo, apesar de recente, a classe NBOMe já foi responsável por intoxicações graves, mortes traumáticas e overdoses fatais. Estas foram relatadas em jornais e literatura científica, mas também em fóruns da Internet e outros websites de experiências pessoais. Estas drogas são muito potentes, podendo o seu uso, mesmo recreativo, levar a toxicidade grave [28]. Podem-se verificar reações mais prolongadas numa situação de overdose, com manifestações psicóticas prolongadas e lesões nos órgãos. Cerca de 40% dos consumidores necessita de internamento em unidades de cuidados intensivos [7].
Um dos problemas associados a esta classe de compostos é o facto de as doses não serem homogéneas, mesmo para selos produzidos no mesmo “lote”. Isto pode ser atribuído à clandestinidade na produção destes compostos. Esta falta de homogeneidade, associada também à falta de pureza e à elevada potência dos NBOMe faz com que o risco de overdose seja muito elevado [28]. Para além disso, a falta de conhecimento sobre uma DL50, a má diluição por vezes feita e o uso concomitante com outras substâncias, feito especialmente por adolescentes, aumentam o risco de overdose e das mortes associadas [14].
A elevada potência, que leva à utilização de baixas doses, torna a deteção analítica destes compostos muito difícil. A falta de métodos analíticos de rotina específicos faz com que o número de intoxicações e casos fatais reportados seja provavelmente inferior ao real.
O facto de estes serem comercializados como uma “alternativa legal ao LSD” ou mesmo vendidos com a designação de LSD (pois os selos utilizados para a venda dos dois tipos de droga são similares, sendo fácil enganar os compradores) é problemático. Foram relatados vários casos de utilizadores que pensavam estar a consumir LSD e não drogas da classe NBOMe, sendo que alguns deles sofreram intoxicações graves ou até morreram [28]. A diferença que permite a distinção entre selos contendo LSD e selos contendo compostos NBOMe parece ser um gosto metálico, com sensação de dormência na língua e boca, quando os NBOMe são tomados por via sublingual, que não acontece com o LSD [14].
Devido à sua elevada potência, facilidade de síntese, falta de conhecimento sobre os efeitos destes compostos e o seu estado legal incerto em alguns países, é provável que o consumo de NBOMe venha a aumentar [14, 29].
[7] Suzuki, J., et al., Toxicities associated with NBOMe ingestion, a novel class of potent hallucinogens: A review of the literature. Psychosomatics, 2015. 56(2): p. 129-39
[14] Bersani, F.S., et al., 25C-NBOMe: Preliminary Data on Pharmacology, Psychoactive Effects, and Toxicity of a New Potent and Dangerous Hallucinogenic Drug. BioMed Research International, 2014. 2014: p. 6
[29] Zuba, D., K. Sekula, and A. Buczek, 25C-NBOMe--new potent hallucinogenic substance identified on the drug market. Forensic Sci Int, 2013. 227(1-3): p. 7-14
[30] http://www.blotterart.net/gallery/slideshow.php?set_albumName=LSD-blotter-circa-1980s, acedido em 23/05/20
Problemas dos NBOMe
Uso concomitante com outras drogas
Doses não homogéneas
Falta de pureza
Produção clandestina
Elevada potência

Figura 19: Blotter de LSD [30].
Figura 18: Principais problemas associados à classe NBOMe [14,28].